Varal de Cordéis Joseenses

Contato: prbarja@gmail.com

(Sugestões de temas são bem vindas!)



sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Um cordel de terror... feito coletivamente, em oficina criativa

Nas andanças com o projeto "Narração, Foto e Poesia", apoiado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC) de São José dos Campos, tenho ministrado oficinas em diversas escolas. Neste dia 27/8, fui surpreendido por uma turma incrível, altamente produtiva, da Escola Estadual Alceu Maynard (Jd. Motorama), que produziu durante a oficina nada mais nada menos que um cordel de terror... gastronômico! O texto será submetido à FCCR/Prefeitura de SJC com a solicitação de aprovação para ser materializado em folheto de cordel a ser distribuído para escolas. Por hora, segue o texto, na íntegra... e uma dica: não leiam perto do almoço, ok? 

 O STROGONOFF do MEDO

Essa história é mesmo estranha.
Eram só dez da matina;
fui comer strogonoff
sentado lá na cantina
e já estava ansioso
esperando uma menina...

mas o tempo foi passando,
acabou-se meu recreio
e fiquei desconsolado
pois a menina não veio.
Na boca, um gosto esquisito
aumentava o meu receio.

Depois que voltei pra casa,
fui assistir o jornal:
falava-se do sumiço
de adolescentes. Brutal, 
o apresentador dizia
que era caso policial!

Ao longo de uma semana,
cada vez mais um sumia.
Eu fiquei desesperado:
já vai chegar o meu dia!
Resolvi investigar
e ver o que descobria.

A caminho da escola,
vi um restaurante novo:
"Promoção de Strogonoff
 para alimentar o povo!
 Dois reais, o prato cheio:
 é melhor que pão com ovo!"

Assustei, ao ver o lixo
que já estava na calçada:
vi uma blusa da escola
toda de sangue manchada
e um anel em que havia
uma palavra gravada.

Era um nome apenas: Lara.
Do colégio então lembrei:
a Lara tinha sumido...
entendi tudo, já sei!
Porém, nesse mesmo instante,
enjoado, vomitei.

Quando enfim criei coragem,
avisei policiais.
Restaurante foi fechado
e não abre nunca mais.
O assunto virou manchete 
nas páginas dos jornais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário